Número total de visualizações de páginas

domingo, 24 de agosto de 2014

Carta Aberta aos Antigos Alunos do colégio de Medelim


Carta aberta aos antigos alunos do colégio de Medelim

Fui incumbido no passado dia 16 de Agosto, em Monsanto, de organizar em 2015, o VIII encontro dos antigos alunos do Externato de Nossa Senhora do Incenso.
Será em Benquerença, disso dei conhecimento em Carta Aberta a todos os participantes.
Recebi no meu e-mail uma sugestão da São Mendes, depois da realização do VII encontro dos antigos alunos do ENSI.
"Mais ainda gostava se fosse possível que unissem os dois colégios Medelim e Penamacor só assim fará sentido , uma vez que era pertença dos mesmos donos"
Respondi via facebook que:
Era minha ideia faze-lo.
Nunca esqueci que o primeiro magusto em que participei organizado pelo ENSI, em 1971, se realizou em Medelim.
Sei que já houve alguns encontros de antigos alunos do colégio de Medelim, existe mesmo um blogue, onde publicam memórias...http://colegiodemedelim.blogspot.pt/
Deixo o desafio ao Prof. António Serrano e à Professora Trindade Antunes:
Por e-mail. pelo Face, pelo blogue, mobilizarem quem conhecem a juntar-se no próximo ano para um convívio conjunto em Benquerença.
Aguardo noticias
As notícias chegaram.
Transcrevo dois comentários que recebi e me merecem destaque:
"Não queria entrar nesta pretensão até por que só frequentei o ENSI durante um semestre mas a verdade exige que se ponham os pontos nos ii. A São Mendes está a incorrer num erro histórico que a leva a propor um convívio conjunto dos dois colégios, com base na premissa de que os donos eram os mesmos. Por uma questão de rigor devem todos os alunos e alguns professores ficar cientes de que o ENSI nasceu em 1956 -... se não me engano - e iniciou a sua função numa casa no Largo do Sumagral, sob propriedade e direcção do Revº Padre Baptista, capelão militar e ex-vereador municipal. Este proprietário do ENSI, que por exigência do Ministério da Educação, mandou construir o Edifício agora existente num terreno adquirido à Câmara Municipal, desanexado do Legado de D. Bárbara Tavares da Silva, foi o Revº Padre Baptista. Este edifício foi inaugurado em 1960, transitando para ele os alunos que já andavam no 3º e 4º ano do Liceu, à época, vindos do tal Edifício do Sumagral. Quase em simultâneo abriu um colégio na Aldeia do Bispo com o patrocínio do Revº Padre José Pedro. O Ministério da Educação entendeu que não era plausível a existência de dois colégios privados, no mesmo concelho, e decidiu, depois de uma história rocambolesca que não vem ao caso, mandar fechar o colégio de Aldeia do Bispo. Mas o Revº Padre José Pedro não era homem para desistir e deslocou a sede do colégio para Medelim conseguindo até recrutar alguns alunos que até aí frequentavam o ENSI de Penamacor. Portanto temos aqui dois colégios diferentes e que nunca se fundiram até ao pós 25 de Abril e aos chamados contratos de associação. Esta situação não se verificava antes do 25 de Abril e os colégios viviam, apenas, das mensalidades dos alunos e de muito boa vontade de vários Professores que exerciam outras profissões no concelho. Esclarecido este assunto termino dizendo: - não vejo nenhum inconveniente em fazer apenas um convívio, até porque os ex-alunos eram, na sua maioria, naturais do concelho de Penamacor. Mas esquecer uma quantidade significativa de alunos do ENSI, anteriores aos actuais donos dos dois colégios, não é só uma aberração mas é uma profunda desconsideração para com essas pessoas e, pior, um desrespeito pela História".
Professor José Rainho Caldeira começo por lhe agradecer a clareza no esclarecimento da história da fundação dos citados colégios.
Pessoalmente conheci-a, conheço os edifícios em Penamacor e em Aldeia do Bispo onde funcionaram os 1ª colégios.... Em Medelim participei em 71 num Magusto, organizado sob a direção do Engº António Ressureição.
Ninguém têm dúvidas que a fundação do ENSI foi em 1956 e foi extinto em 2001. Isso foi dito no VI encontro realizado em Penamacor.
Passando à história dos atuais encontros.
Tudo começou com uma conversa entre mim e o António Cabanas. Desafiou-me a descobrir o pessoal finalista de 77/78 para realizar-mos uma jantarada. Falei pessoalmente com o Tenente Ribeiro, recebeu-me em sua casa, autorizou-me a pedir à Manuela Martins que me desse cópia das pautas para compilar todos os nomes. Andaram por aqui na net. Descobriram-se muitos contactos, foi crucial a ajuda do Pombo Rebelo.
Foi no dia em que estive na casa do Tenente Ribeiro que que fui almoçar ao recente inaugurado restaurante "O Quartel". Foi no quartel que escrevi uma carta ao Cabanas a prometer-lhe que tudo faria para descobrir todo o pessoal de 77/78 no regresso de uma viagem que tinha marcada para daí a dias até Mérida.
Numa almoçarada em Penamacor lá para os lados da Cardoza, dei a carta a ler ao Anselmo Cunha e ao irmão Vitor. São os dois os contribuidores/autores de um blogue de excelência:
http://basagueda.blogspot.pt/
No que eu me fui meter. Não mais o Anselmo me largou até eu lhe prometer que criaria um blogue e publicaria o referido texto "Crime no Quartel" e uma carta aberta que tinha alinhavada na cabeça para dirigir ao presidente da C.M. Penamacor de então.
Assim nasceu o blogue do Zé Morgas em Abril de 2009:
http://www.zmorgas.blogspot.pt/
Para localizar o Rui Pinto, um dos alunos finalistas de 77/78 falei com o irmão João António.
Na esplanada do café Central nasceu o embrião de um convívio mais alargado, com todos os antigos alunos.
O João António deitou mãos à obra com a ajuda da Dª Manuela Lourenço.
Andava eu de Moto pelos Pirinéus quando recebi uma mensagem no telemóvel do João António a informar-me da data e local do 1ª encontro dos antigos alunos do colégio:
3 de Julho de 2010 no parque de campismo do freixial, ribeira da baságueda, Penamacor:
http://zmorgas.blogspot.pt/2010/07/1-convivio-aaensi.html
Professor Caldeira a quase totalidade das presenças no referido convívio eram todos alunos e alunas que tinham passado pelo edifício do largo do Sumagral, antigas colegas e colegas que a Dª Manuela Lourenço tinha o contacto anotado numa velhíssima sebenta digna de museu.
Não há desconsideração por ninguém, não houve sim, ainda o reconhecimento do trabalho tido em prol dos atuais convívios, dado pelo João António e pela Dª Manuela Lourenço. Será feita justiça.
Termino professor Caldeira com um pedido:
Que me permita partilhar a história da fundação dos colégios, porque acredito que muitos dos últimos jovens que passaram pelo ENSI não a conhecem
Abraço Amigo
 
Eu sou daqueles do ENSI que ainda andaram no Sumagral... ... ... O colégio na Aldeia do Bispo foi uma "aberração" por parte do Padre Pedro! ... De tal maneira que a aberração chegou a envolver o Bispo da Guarda que lhe fez algumas "admoestações", pois "a situação" era agravada por se ter colocado em "franca e agressiva concorrência" com outro sacerdote (Padre Baptista), o que não abonava nada em relação à Igreja e à Paz que sempre deve existir entre os seus membros..... PAX-VOBIS .... Mas não podemos apagar os factos históricos e "as rivalidades" que se criaram na época! ... Claro que "os do meu tempo" já são relativamente poucos mas sempre vamos aparecendo e efectivamente somos verdadeiramente e apenas "ANTIGOS ALUNOS DO ENSI" e com muita honra, como podem ver pelos documentos que ainda guardo e postei aqui no grupo, mesmo passados que são 5 dezenas de anos! ... Efectivamente são DOIS colégios, mesmo que tenham acabado por vir a pertencer às mesmas pessoas ... Para mim os Encontros em que tenho participado são de ANTIGOS ALUNOS DO ENSI. ... Mas certamente que o bom senso irá imperar e se chegará a um consenso entre as duas posições... Será que os dois colégios não podem celebrar em conjunto (conforme texto acima) e aparecerem os ANTIGOS ALUNOS dos dois? ... ... ... PS: será por "isto" que eu não tenho visto aparecerem algumas caras amigas de ANTIGOS ALUNOS do ENSI, nos encontros anteriores ??!!
Golfinho Azul.
É disto que eu gosto, destes construtivos comentários que me trazem conhecimento dos factos passados.
Começaram os encontros como "Encontro dos Alunos do Colégio" e nem dizia qual colégio.
Passou a denominação a " Encontro dos Antigos Alunos do ENSI" e no VI foi alargado a professores e funcionários.
Eu, eu, Zé Morgas tive no colégio professores que foram alunos do colégio de Medelim, nomeadamente a Professora Trindade Antunes, minha professora de história no 1 ano no ENSI em 1971, conhecida por ser simplesmente a mais brilhante aluna do colégio de Medelim.
(Alguns dos meus professores na escola primária também foram alunos do colégio de Medelim).
Ao vê-la nos encontros, porquê vê-la só como professora do ENSI, e não como aluna do colégio de Medelim?
Todos já somos poucos e cada vez seremos menos. Há que juntar sinergias.
Quer se queira quer não, há um elo de ligação bastante forte entre os dois colégios.
Muitos dos meus companheiros e companheiras finalistas em 77/78 concluíram o ensino preparatório e o liceal em Medelim. Foram meus colegas apenas no 1 e 2 anos complementares.
Passaram em verdade mais tempo em Medelim que em Penamacor.
Tal como uma Mãe, não gosta mais de um filho só porque um nasceu no litoral e o outro na raia.
Todos, muito do que somos hoje, o devemos ao que aprendemos nesses colégios.
O nosso tempo é contado, mas cada dia bem vivido em felicidade torna-se um dia inesquecível para sempre.
Que ser feliz se torne a lei de todos ainda em vida.
Com a morte acaba-se a riqueza, o orgulho, a vaidade.
Garanto-vos que tudo farei para ser uma festa convívio de arromba.
Não haverá intempérie que me faça frente, porque acredito, que todos nós, juntos, mesmo que no inverno...só poderiamos ter festas com muito calor.
Deixo a certeza que para o ano passarei o testemunho a amigos de Medelim para que ali se realize novo convívio.
Fica o convite, estou à vossa inteira disposição para sugestões e inscrições.
 
Bem hajam
Zé Morgas

3 comentários:

  1. Assunto interessante necessitando de uma melhor ponderação já que aquando da realização do V Encontro dos Antigos alunos do Colégio de Medelim o assunto foi tornado público e não teve aceitação. Sabendo-se que cada vez mais menos dos "antigos" farão a sua comparência por razões naturais é de louvar o esforço que os organizadores forem fazendo no sentido da união. Já expus a minha opinião no Blog do Colégio de Medelim em 2013 " V Encontro." Pode ser útil para incentivar adesões usar terminologia que englobe todos. Não me lembro se ficou alguma comissão designada para o VI encontro do Colégio de Medelim, se sim porque não fazer contactos no sentido de tentar fazer organização conjunta? Saudações.

    ResponderEliminar
  2. As minhas desculpas mas.....a razão principal para a união dos encontros dos Colégios não é por terem sido dos mesmos donos (?)....mas sim por terem tido os mesmos alunos, na minha humilde opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel Borges desde já agradeço o seu precioso comentário.
      Essa sim é a verdadeira razão que me norteia. Daí a referência aos meu colegas finalistas. Outros alunos houve que estiveram em iguais circunstâncias.
      Que o assunto seja motivo entre dois dedos de conversa e no intervalo de dois tintos e um pires de azeitonas e me façam chegar o feed-back.
      Sempre ao dispor
      Zé morgas

      Eliminar