Número total de visualizações de páginas

sábado, 15 de dezembro de 2012

Carta Aberta XXVIII - Sr. Presidente C.M.Penamacor


Sr. Presidente
O Natal está próximo e o Fim de Ano não tardará a chegar.
Nada tenho contra o Natal, não gosto desse dia, porque nós todos existimos 365 dias por ano, e todos os dias deveriam ser dia de Natal.
O problema é que um dia como esse continua a ser de extrema importância, quando nos 364 dias do ano são relativamente poucas as pessoas que se lembram das desgraças e dos problemas dos mais carenciados e mais necessitados.
Sr. Presidente
Transcrevo aqui as palavras lidas na rede social Facebook “Um convite ao debate regionalpostadas, não sei se como prendinha de Natal, por um destacado autarca do concelho, natural de Penamacor:
Um convite ao debate regional
Com o objectivo de reorganizar as NUTS (Nomenclaturas de Unidades Territoriais - para fins Estatísticos), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Centro está a trabalhar numa proposta para o Governo sobre a região Centro.
Ontem um conjunto de Autarcas do Concelho de Penamacor debateu com o Presidente da CCDR Centro Prof.
Pedro Saraiva o modelo que aquela CCDR irá propor ao Governo.
Em Fevereiro (data da Próxima Assembleia Municipal) este mapa (proposto pela CCDR) será discutido. Gostava de ter a vossa opinião
Reproduzo igualmente um comentário postado por um Penamacorense:
E porque não, destas sete NUTS, apenas uma, para ver se conseguia-mos mais poder reindivicativo? Isto não passa de mais uma discussão sobre o sexo dos anjos. Esta CCDR é mais uma daquelas comissões que não servem para nada, a não ser, em conjunto com todas as outras que se criaram, levarem uma grande parte do nosso orçamento. Preocupem-se é com o estado do país, das pessoas e das empresas...com mais um aumento de 2,8% na electricidade, com o numero galopante do desemprego, com o IVA a 23% a levar muitas pequenas e medias empresas à falência.
JÁ NÃO HÁ PACHORRA!
Sr. Presidente
Concordo em absoluto com o teor do dito comentário.
Habituados como estão os Penamacorenses ao luto das promessas feitas com grandes rasgos retóricos e compromissos eleitorais sem ideias concretas, assumidos pelo edil em exercício no quadrénio quase a findar, muitos falhados ou tardiamente cumpridos, ao excesso em excesso das monumentais "obras mamarrachais" realizadas, sorvedoras dos parcos recursos da autarquia que conduziram todo o concelho à derrocada fatal, desertificado e envelhecido, obviamente motivos que não deixam ninguém satisfeito, são agora chamados via Facebook, a grande maioria dos residentes e posso afirmá-lo com toda a convicção, nem sabe sequer como se liga um computador, a dar a sua opinião se querem pertencer a Castelo Branco, região do Tejo e do Zêzere, ou à Guarda, região da Beira Interior e Serra da Estrela.
Quando o Povo estava ansiosamente à espera de saber como se reorganizariam as freguesias do concelho ao abrigo do novo mapa, leva agora com uma nova cacetada:
- A quem quereis pertencer?
Cheira-me que a decisão está tomada e a solução passa pela Guarda.
A ver vamos...
Sr. Presidente
Fico contente em saber que o processo de classificação do Castelo de Penamacor, símbolo da vila, a Monumento Nacional, iniciado em 1943, 69 anos passados poderá estar a dias de ser resolvido, tal como o conjunto do qual fazem parte a Domus Municipalis, e criação futura de uma zona geral de protecção, que inclui as igrejas da Misericórdia e de S. Pedro, o Pelourinho e o Poço D'el Rei.
Constatei igualmente numa das minha últimas idas a Penamacor que a Câmara comprou e requalificou um quintal junto à torre do relógio.
Há um ano aconselhei solução idêntica, comprar e requalificar,  para o casario que envolve o Baluarte da Polé.
Sr. Presidente
Insistindo uma vez mais no que já foi tema em anterior carta aberta dirigida a Vª Exª, fácil é verificar em Penamacor que se agravam cada vez mais, como em muitas freguesias do concelho, as condições de bastantes imóveis abandonados, ou à espera de novo dono, etc. etc...
É altura de a Câmara fazer uma requalificação das casas de Penamacor, fechadas, abandonadas, em perigo de ruirem, e classificar o que pode ser reconstruido e o que deve ser demolido.
Sabemos que houve erros no passado, excesso de construção e falta de proporção na largura das vias que terão a todo o custo de ser corrigidos.
Devem ser devolvidos ao Povo os locais com história, que a História fizeram.
Penamacor têm um rico património, o mesmo acontece com algumas das freguesias do concelho, que deve fazer as delícias de quem visita a vila e o concelho.
Estas fotos são do baluarte do Reduto e do chafariz do Reduto.
Não precisam legendas, está tudo à vista.
Numa perspectiva futura de incremento ao Turismo, a Câmara Municipal de Penamacor não pode desperdiçar os maravilhosos pontos de visita que a vila dispõe, antes que outros interesses os devorem com danosas utilizações.
Um bonito ponto de interesse para um futuro circuito a integrar num roteiro turístico, sem dúvida mais atractivo e melhor frequentado que o colossal mamarracho do Sumagral, além da melhoria de segurança que trará aos entroncamentos da Rua dos Bombeiros Voluntários e da Estrada da Cavaleira com a Rua Miguel Bombarda, mais conhecida por Rua de Carros.
Uma boa prenda ao povo Penamacorense.
 
A todos desejo
Feliz Natal e Próspero Ano Novo

Zé Morgas

1 comentário: